Airalo eSIM: funciona bem nos Estados Unidos?
Hoje, vamos analisar se vale a pena comprar o eSIM da Airalo para viajar aos Estados Unidos, mais especificamente à Flórida, a destinos como Orlando e Miami.
Que compensa ter um chip internacional nos EUA, isso todo mundo já sabe. Afinal, hoje em dia é preciso ter internet para agendar passeios, conferir dicas de viagem, chamar um Uber e conversar pelo Whatsapp.
A seguir, confira nossas dicas sobre a Airalo e o uso de eSIM, o chip virtual que traz algumas vantagens para os usuários, e saiba também sobre aparelhos compatíveis, valores e como ativá-lo.
O que é a Airalo
A Airalo (site oficial em português) é uma empresa com sede nos Estados Unidos, fundada em 2019, com o objetivo de oferecer soluções de conectividade para os viajantes, em diversos países do mundo.
Utilizando a tecnologia eSIM, a empresa permite que os usuários adquiram planos de dados internacionais de forma rápida e simples, pelo site ou aplicativo.
Diferente de outras empresas do setor, que comercializam também chips físicos, a Airalo trabalha apenas com a tecnologia do eSIM.
O que é o eSIM
O eSIM, ou eUICC, é um chip digital integrado a dispositivos como smartphones e tablets, eliminando a necessidade de um cartão SIM físico removível, ou seja, o antigo chip, ainda necessário em muitos aparelhos.
Em celulares com a tecnologia eSIM, é possível configurar à distância números das mais variadas operadoras de telefonia de todo mundo.
Dessa forma, uma das grandes vantagens do eSIM é dispensar o uso do chip físico, e portanto poder ativar de forma remota o uso de uma rede internacional, mesmo já durante uma viagem.
Telefones compatíveis com eSIM
A cada ano, surgem mais modelos de telefones celulares compatíveis com a tecnologia eSIM. Inclusive, alguns modelos já não possuem a bandeja para a instalação do chip físico, como alguns Iphones vendidos nos EUA.
Então, antes de comprar o seu eSIM na Airalo, confira se o seu smartphone possui o sistema eSIM embutido.
Verifique, na Central de Ajuda da Airalo, quais são os modelos de Android e Iphone compatíveis com eSIM, além de outras dúvidas comuns.
Se você você usa um celular da Apple, saiba que a tecnologia eSIM foi adotada a partir de 2018 pela empresa, com o lançamentos dos modelos Iphone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.
Desde então, todos os Iphones são compatíveis com o eSIM, seja nos modelos do tipo padrão, mini, pro ou max.
Se você vai para os Estados Unidos com seu Iphone 11, Iphone SE 2020, Iphone 12, Iphone 13, Iphone 14 ou Iphone 15, é possível instalar um eSim. E se for comprar um novo modelo de iPhone nos EUA, todos os lançamentos já são compatíveis.
Qualidade do sinal da Airalo nos EUA
Em primeiro lugar, saiba que a Airalo não é a responsável por gerar o sinal de celular: ela utiliza as principais redes de cada país.
Nos Estados Unidos da América, quem estiver usando um chip da Airalo, terá à disposição as redes da T-Mobile e da Verizon. Elas estão entre as maiores empresas do setor nos EUA e possuem sinais de qualidade em todos os estados do país.
Na Flórida, já usei eSIM com acesso à rede da T-Mobile e afirmo que o sinal é excelente. Testei em Miami, Orlando e Tampa, e na maior parte do tempo, estive conectado em velocidade 4G e 5G.
Apenas nos trajetos pelo interior, como na viagem de trem de Orlando para Miami, que o sinal ficava mais fraco por alguns momentos.
Chip físico ou eSIM da Airalo, qual comprar?
O principal motivo hoje para comprar um eSIM ao invés de um chip físico, é o preço, especialmente numa viagem aos Estados Unidos.
Pra se ter uma ideia, um eSIM chega a custar menos da metade do preço de um chip físico equivalente.
Por exemplo, enquanto um eSIM da Airalo de 5 GB, para usar por até 30 dias nos EUA, custa hoje 16 dólares, um chip físico com a mesma configuração, custa em média a partir de 36 dólares.
E você também pode fazer a comparação entre categorias diferentes. Por exemplo, o eSIM da Airalo de 10 GB, válido por 30 dias nos Estados Unidos, custa hoje o mesmo que um chip físico de 5 GB, válido para apenas 5 dias de uso, vendido numa empresa concorrente.
Além disso, ao comprar um eSIM, você receberá por e-mail o código para a instalação, muito muito fácil de fazer. O que é gratuito.
Já se comprar o chip físico, será preciso pagar uma taxa de frete e ainda esperar alguns dias até recebê-lo em sua casa. Por isso, se você já estiver muito perto de viajar, talvez nem tenha mais tempo de comprar o chip convencional.
Como instalar o eSIM da Airalo no celular
Quem já está acostumado com a tecnologia eSIM, sabe que não tem mistério pra fazer a instalação do chip. Mas se esta será a sua primeira vez, siga as dicas e conecte-se com sucesso:
- Seu celular precisa ser desbloqueado. Aparelhos com bloqueio, por razões como contratos de fidelidade, não aceitam o chip virtual;
- Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a tecnologia eSIM;
- Compre sem eSIM para uso nos Estados Unidos;
- A seguir, você receberá um QR Code para ativar o eSIM no seu aparelho. Basta escanear o código e iniciar o processo de instalação;
- Alternativas: também é possível ativar o eSIM pelo aplicativo da Airalo, seguindo as instruções, ou inserindo os detalhes do chip virtual na configuração do seu celular.
Dica: não confunda a migração de chip físico para eSIM com a instalação de eSIM internacional. A migração é um processo mais complicado, em que pode ser necessário o auxílio da operadora de telefonia. Eu já fiz isso, em território norte-americano, e precisei do suporte da Claro, via Whatsapp, para fazer a transição.
Vale a pena comprar o eSIM da Airalo?
Depois de todas as informações, a conclusão é que sim.
Afinal, a Airalo já é uma das principais empresas de eSIM do mercado, com forte atuação no Brasil.
E nos Estados Unidos, ela utiliza as redes T-Mobile e Verizon, com grande abrangência no país e excelente sinal, inclusive em Miami e Orlando, onde testamos as redes e aprovamos.
No site Reclame Aqui, a Airalo tem boa reputação e responde aos clientes que tiveram problemas, inclusive fazendo o estorno caso necessário.
Além disso, é um produto com ótimo custo-benefício, preços abaixo da média do mercado e de fácil instalação.