É seguro viajar para Miami? Dicas, índices e áreas mais seguras
Miami é uma das cidades mais visitadas por brasileiros nos Estados Unidos, e motivos para isso não faltam, como as praias paradisíacas e a vida noturna vibrante. Mas, antes de embarcar, é importante também saber sobre a segurança em Miami.
Apesar de ser um país desenvolvido, os Estados Unidos têm altos índices de criminalidade. E Miami, segunda cidade mais populosa da Flórida, enfrenta vários problemas relacionados à segurança pública.
A seguir, entenda se é seguro viajar para Miami, inclusive em comparação com outras cidades dos Estados Unidos. Saiba quais são as regiões mais seguras e mais perigosas da cidade, quais os crimes mais comuns e dicas para se precaver durante seu roteiro.
Classificação oficial de segurança de Miami
De acordo com o relatório anual do FBI sobre crimes nos Estados Unidos, Miami é frequentemente classificada entre as cidades com taxas de criminalidade mais altas do país.
Em 2021, Miami registrou uma taxa de criminalidade violenta de 1.223 por 100.000 habitantes, o que é superior à média nacional de 399 por 100.000 habitantes (FBI, 2021).
No entanto, é importante notar que a maioria dos crimes ocorre em áreas específicas da cidade, especialmente em regiões de pouco ou nenhum interesse turístico. Dessa forma, os índices nos melhores bairros para se hospedar em Miami são muito melhores.
Segurança em Miami x outras cidades dos EUA
Quando comparada a outras grandes cidades dos EUA, Miami não está entre as mais perigosas, mas também não é considerada uma das mais seguras.
Por exemplo, cidades como Nova York e San Francisco têm taxas de criminalidade mais baixas em comparação com Miami.
Por outro lado, cidades como Detroit e St. Louis frequentemente apresentam taxas de criminalidade mais altas.
O site NeighborhoodScout classifica Miami como a 24ª cidade mais perigosa dos EUA, mas isso não significa que os turistas não possam desfrutar de uma visita.
Seguro viagem para Miami
Já falamos aqui no site sobre a importância de fazer um seguro viagem para os Estados Unidos, e as mesmas dicas valem para Miami, com alguns adendos.
Apesar de seguro viagem não ser obrigatório para turistas nos EUA, é muito recomendável fazer o seu antes de embarcar, seja para a Flórida ou outro destino no país.
Afinal, além de custar pouco, em média a partir de 5 dólares por dia de viagem, os planos de seguro viagem incluem diversas coberturas que vão te fazer se sentir mais seguro em Miami.
Por exemplo, se você vai alugar um carro, a dica é contratar um seguro viagem com cobertura de assistência jurídica, que garante um auxílio em casos de acidentes de trânsito, por exemplo.
Falando ainda sobre locação de automóveis, não deixe de reservar seu carro com o seguro mais completo, para evitar gastos altíssimos em casos como roubos e batidas.
Tipos mais comuns de crimes em Miami
Para ajudar você a tomar todos os cuidados necessários durante sua viagem a Miami, vamos listar a seguir as modalidades de crimes e delitos mais comuns registrados na cidade nos últimos anos.
1. Crimes violentos
Os crimes violentos, que incluem homicídios, agressões e assaltos, são preocupações significativas em algumas áreas de Miami. Embora a taxa de homicídios tenha diminuído nos últimos anos, ainda existem bairros onde esses crimes são mais prevalentes.
2. Crimes contra a propriedade
Os crimes contra propriedade, como furtos e roubos de veículos, são mais comuns em áreas urbanas densamente povoadas, incluindo os bairros mais visitados por turistas, como South Beach e Downtown Miami.
Por isso, os turistas devem estar cientes de que seus pertences podem ser alvos fáceis se deixados desprotegidos. Mesmo em locais fechados e monitorados, como bares, shoppings e restaurantes, tenha atenção aos seus objetos pessoais e itens de valor, especialmente o telefone celular.
3. Crimes relacionados ao tráfico de drogas
Miami é um ponto central para o tráfico de drogas devido à sua proximidade com a América Latina, tanto física, quanto cultural. Além disso, é um dos maiores mercados consumidores de drogas dos Estados Unidos, o que pode estar associado à sua intensa vida noturna.
Por isso, infelizmente Miami tem registras de diversas atividades criminosas associadas ao tráficos de drogas e às gangues.
Regiões mais seguras para turistas em Miami
Embora algumas áreas possam ser problemáticas, existem várias regiões seguras em Miami, onde os turistas podem relaxar e curtir a cidade, sem se preocupar tanto com questões relacionadas à segurança.
1. South Beach
Famosa por suas praias e vida noturna vibrante, South Beach é uma das áreas mais seguras da cidade e sem dúvidas o melhor lugar para se hospedar em Miami. A presença constante de policiais e seguranças nas ruas contribui para um ambiente seguro.
Nessa região, em especial nas imediações das avenidas Ocean Drive e Collins Avenue, é normal ver mulheres andando à noite sozinhas.
Mas, como em qualquer lugar do mundo, tenha atenção redobrada ao visitar locais de grande aglomeração e também no transporte público.
2. Downtown Miami
O centro da cidade tem visto um aumento na segurança devido ao desenvolvimento urbano e à presença policial. Os visitantes podem explorar restaurantes e atrações culturais sem grandes preocupações.
3. Coconut Grove
Este bairro charmoso é conhecido por suas ruas arborizadas e lojas locais. É considerado seguro para passeios durante o dia e à noite.
4. Coral Gables
Coral Gables, cidade que faz parte da Grande Miami, é uma área residencial tranquila com uma atmosfera familiar. É conhecida por sua arquitetura estilosa e ruas bem cuidadas. Apesar de ter atrações turísticas, não está entre os lugares mais visitados de Miami, sendo mais procurado por moradores.
Áreas mais perigosas de Miami
Enquanto algumas áreas são seguras, outras devem ser evitadas pelos turistas em Miami. Segundo índices oficiais, estes são os lugares mais perigosos de Miami atualmente:
1. Overtown
Ao lado de Downtown Miami, Overtown é um tradicional bairro afro-americano, de cultura vibrante. Mas a região enfrenta desafios socioeconômicos, que resultam em taxas de criminalidade mais altas.
2. Little Haiti
Formado inicialmente por imigrantes do Haiti, localizado logo acima do Miami Design District, o bairro Little Haiti é um dos mais perigosos de Miami, com altas taxas de criminalidade nos últimos anos.
Dicas para não ser roubado em Miami
Para garantir uma experiência segura em Miami, aqui estão algumas dicas práticas:
1. Tenha atenção aos seus pertences
Evite deixar bolsas ou objetos pessoais à vista, por exemplo dentro do carro ou em mesas de bares, casas noturnas e restaurantes. Use mochilas ou bolsas que possam ser fechadas e mantenha-as sempre perto de você.
2. Evite exibir objetos de valor
Apesar de ser muito mais segura do que o Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo, em Miami também é recomendável não ostentar. Ao sair em público, evite exibir objetos de valor, como joias, câmeras e telefones celulares de última geração.
3. Cuidado ao usar o telefone celular
Vale a pena frisar para ter cuidados redobrados com seu smartphone em Miami. Afinal, esse é um dos itens mais visado por ladrões nas maiores cidades do mundo. Então, evite utilizar seu aparelho em locais muito movimentados ou nas zonas menos seguras.
Aliás, aproveitando o assunto, veja nossa dicas de eSIM para usar seu celular na Flórida, e já chegue a Miami conectado à internet, nas melhores redes e operadoras de telefone dos EUA.
4. Use transporte seguro
Para sair à noite ou visitar áreas menos conhecidas ou de nenhum interesse turístico, prefira utilizar serviços de motoristas por aplicativos. Por exemplo, Uber ou Lyft, que funcionam muito bem em Miami.
Dicas para circular de carro alugado em Miami
Roubos de veículos podem ocorrer em qualquer lugar, assim como arrombamentos para furtos de itens no interior do carro. Portanto, veja algumas dicas para evitar aborrecimentos assim em Miami:
1. Estacione em locais iluminados
Sempre estacione seu carro em áreas bem iluminadas e movimentadas, para desencorajar ladrões e ter uma saída e um retorno mais seguros ao veículos.
2. Tranque as portas
Miami é uma cidade de Primeiro Mundo, mas está longe de ter a segurança pública de lugares como os países nórdicos. Então, sempre que sair do carro, tranque as portas e nunca deixe as janelas abertas.
3. Não deixe objetos caros no carro
Evite estacionar em Miami enquanto estiver como objetos de valor no interior de veículo. Se for necessário, procure estacionamentos privativos. Caso precise parar na rua, coloque todos os itens de valor nos porta-malas.
Afinal, é seguro viajar para Miami?
Primeiramente, de acordo com minhas experiências, Miami é uma cidade bastante segura para viajantes. Mas, como qualquer grande cidade, tem suas áreas mais perigosas e seus bairros mais seguros.
Para turistas em Miami, desde que circulem apenas pelas áreas mais turísticas, como South Beach, Mid-Beach, Downtown Miami e pelos locais mais movimentados de Little Havana, Miami pode sim ser considerada uma cidade segura.
Para informações adicionais sobre segurança em Miami, confira as estatísticas atualizadas sobre criminalidade em fontes oficiais como o FBI e o Departamento de Polícia de Miami.