Uber em Orlando: como usar, dicas e preços
Está na dúvida se vale a pensa usar Uber em Orlando e como funciona o aplicativo na terra da Disney? Então você está no lugar certo.
Neste guia, explico tudo sobre a utilização do Uber em Orlando, incluindo médias de preços, dicas de segurança e como economizar na hora de fazer os pagamentos em dólar.
Já escolheu seu hotel? Compare preços de hotéis em Orlando nas datas da sua viagem.
Uber funciona em Orlando?
Sim, tem Uber em Orlando, pelo mesmo aplicativo que utilizamos no Brasil. Dependendo das suas configurações atuais, não é preciso mudar absolutamente nada.
Mas, se você utiliza dinheiro em espécie como método de pagamento principal, será necessário trocar por um cartão de crédito internacional ou outro forma de pagamento, como PayPal, pois o Uber nos Estados Unidos não aceita pagamento em dinheiro.
E se utiliza cartão de crédito, saiba que para usar o Uber em Orlando e em todos os EUA, é preciso que seja um cartão de crédito internacional, devidamente liberado para compras no exterior.
Como economizar com Uber em Orlando
Ao utilizar seu cartão de crédito internacional desbloqueado para pagar suas corridas de Uber em Orlando, haverá cobrança de IOF.
Para quem não sabe, o IOF é um imposto do Governo do Brasil, que atualmente taxa em 4,38% as compras internacionais.
Há duas formas reduzir ou evitar o pagamento desse tributo:
- Cadastre um cartão como Wise ou Nomad no seu Uber, em pague apenas 1,1% de IOF.
- Compre um “Gift Card” do Uber em Orlando, à venda em locais como Wallmart e farmácias Walgreens e CVS.
Quanto custa para andar de Uber em Orlando?
Fiz muitas comparações de preços entre corridas de Uber no Brasil e em Orlando. A forma mais fácil de explicar é a seguinte:
Uma viagem de Uber em Orlando custa cerca de 5 vezes mais do que no Brasil.
Embora eu tenha reparado que em Orlando a tarifa dinâmica surge muito mais na plataforma. Por isso, é possível que os gastos sejam ainda maiores do que o esperado, principalmente ao utilizar o app em locais de grande demanda, como nos principais outlets de Orlando e nas saídas dos parques temáticos.
Médias de preços de trajetos de Uber em Orlando
Para você entender ainda melhor, aqui vão alguns exemplos de médias de preços em alguns trechos muito comuns feitos por turistas em Orlando.
- Magic Kingdom → Disney Springs: 10 dólares
- Epcot → The Mall at Millenia: 15 dólares
- Universal Orlando Resort → Icon Park: 7 dólares
Esses são os preços médios, em horários sem congestionamentos, do Uber X, a categoria mais barata. Para utilizar Uber Confort, com carros melhores e motoristas mais bem avaliados, espere gastar entre 20% e 40% a mais.
Uber no Aeroporto de Orlando
Ao desembarcar em Orlando, chamar um Uber é perfeitamente possível no aeroporto, e existe até uma área designada para carros de aplicativos.
Para chegar lá, basta seguir as placas. Se você não fala nada de inglês, memorize as frases mais comuns utilizadas, como Ride App Guest Pick Up (embarque em carros de aplicativos) e Ground Transportation (transporte terrestre).
Uma corrida de Uber do Aeroporto de Orlando até Bay Lake e Lake Buenas Vista, onde estão os principais hotéis da Disney, custa em média a partir de 29 dólares no Uber X e 33 dólares no Uber XL, como são designados os carros com porta-malas maior.
Já para ir do Aeroporto de Orlando até o Centro de Orlando, gasta-se a partir de 26 dólares, para realizar o trajeto de 20 km.
Uber nos parques temáticos da Disney
Na teoria, é perfeitamente possível chamar Uber nos grandes parques temáticos da Disney. Mas na prática a experiência não é positiva.
Assim como no aeroporto, existe um local designado para embarque em carros de aplicativos, então basta seguir as placas. Geralmente, estão no início dos estacionamentos, próximos aos locais de embarque nos ônibus da Disney.
Minha primeira tentativa, foi numa saída do Epcot no final da tarde. Não é horário de pico, pois o público do parque fica até mais tarde, esperando o show de fogos.
Fiquei mais de 1 hora tendo corridas cancelas no Uber e no Lyft. Mesmo com uma tarifa dinâmica caríssima, nenhum motorista apareceu. Então, fui de ônibus até um hotel da Disney, onde consegui chamar um carro com mais facilidade.
Na segunda vez, saindo do Hollywood Studios no meio da tarde, longe dos horários de pico, foram mais de 30 minutos tentando chamar um carro. Na pressa para ir embora, aceitei embarcar num carro clandestino. (Não faça isso, vou explicar a seguir).
Mas, se você não quer depender de Uber ou gastar valores astronômicos nos estacionamentos da Disney, escolher bem onde ficar em Orlando, pois há hotéis com transporte gratuito até os parques.
Dicas de segurança para utilizar carros de aplicativos em Orlando
Não é porque você está nos Estados Unidos, no mundo mágico da Disney, que tudo é perfeito e extremamente seguro.
Na situação que mencionei acima, enquanto esperava algum Uber aceitar a corrida, surgiu um motorista se oferecendo para fazer a viagem. E eu acabei embarcando.
Segundo esse motorista, que era brasileiro, ele trabalha com Uber e Lyft, mas às vezes aborda possíveis clientes, pois assim não precisa pagar comissão aos aplicativos.
Eu acreditei? Não. Provavelmente é um motorista que foi banido das plataformas. Pela forma que ele dirigia e coisas absurdas que falava, sua expulsão foi merecida.
Além de ter sido um trajeto com emoção, ele cobrou um valor mais alto do que o Uber e pediu que o pagamento fosse em espécie.
Então, não faça como eu. Embarque apenas em carros que você chamou, observando com atenção o nome do motorista, a placa e o veículo.
Antes de embarcar, leia nosso guia completo seguro seguro viagem nos Estados Unidos, e contrate o seu com as melhores coberturas médicas e assistências de viagem.
Usar Lyft ou Uber em Orlando?
O Lyft é o principal concorrente do Uber nos Estados Unidos, e tem muitos motoristas cadastrados em Orlando.
Eu utilizei o Lyft algumas vezes, e reparei em algumas coisas:
- Os carros do Lyft geralmente são melhores;
- As corridas são ligeiramente mais caras no Lyft;
- Às vezes o tempo de espera do Lyft é maior, mas nem sempre.
Então, se tiver pressa e o Uber estiver demorando, tente chamar o Lyft. Exatamente por ser um pouquinho mais caro, é provável que tenha menos passageiros na fila.
Andar de Uber ou alugar carro em Orlando?
Essa decisão depende de vários fatores. Um dos principais é o seu local de hospedagem em Orlando.
Por exemplo, se você se hospedar num dos hotéis da própria Disney, que oferecem transporte gratuito para todos os parques da rede, alugar um carro pode ser exagero. Nesse caso, em que vai precisar se deslocar apenas por pequenos trajetos, utilizar Uber vai ser mais prático e mais barato.
Mas se você pretende fazer viagens pela Flórida, ou explorar a região de Orlando além dos parques, alugar um carro vai facilitar sua vida.
Estando de carro, inclusive, você poderá se hospedar em locais mais distantes e agradáveis, como no Centro de Orlando, onde tem excelentes hotéis e restaurantes.
- Recomendo a leitura: como e onde alugar carro em Orlando.
Vale a pena utilizar Uber em Orlando?
Sim, andar de Uber é uma forma prática, segura e relativamente barata de se deslocar em Orlando.
Mas recomendo que você se lembre de comparar preços e tempos de espera no Lyft.
E se for fazer alguma viagem na Flórida durante seu roteiro, considere também alugar um carro, mesmo que seja apenas durante alguns dias.