Cartão em Dólar pré-pago, vale a pena na Flórida?
Se está na dúvida se vale a pena ter um cartão pré-pago em dólar para usar em Orlando e outras cidades dos Estados Unidos, a resposta é DEPENDE do cartão.
Digo isso pois existem diferentes tipos de cartões internacionais pré-pagos.
Até um ou dois anos atrás, não compensava de forma alguma, pois todos os cartões pré-pagos disponíveis no mercado, cobravam o IOF (hoje de 4,38%) nas compras internacionais e possuíam a cotação muito desvantajosa para os clientes. Por isso, por muito tempo a melhor forma de gastar nos EUA, era em dinheiro em espécie.
Durante a pandemia, cartões de empresas como Nomad e Wise acabaram com esse problema.
Confira agora nossas dicas de como levar seu dinheiro para a Flórida, para usá-lo de forma mais prática e segura em Orlando, seja em restaurantes, lojas ou parques temáticos.
Veja também esta lista de hotéis dentro da Disney, para você viajar com mais conforto e ter transporte até os principais parques.
Porque é vantajoso usar um cartão pré-pago em dólar
Operando de uma forma diferente dos cartões pré-pagos convencionais, os cartões dessas empresas nos permitem pagar apenas a taxa de IOF de 1,1% nas compras internacionais, a mesma para a compra de papel moeda.
Se não bastasse o imposto mais baixo, o Cartão Wise em Dólar e outros desses novos cartões, ainda oferecem a moeda numa cotação favorável, geralmente bem melhor do que nas casas de câmbio convencionais.
Fica mais fácil pagar os 15% ou 20% de gorjeta na Flórida
Outra vantagem de usar esses novos cartões, é na hora de pagar a gorjeta em restaurantes nos Estados Unidos.
Diferente do Brasil, em que os 10% são cobrados diretamente na conta, nos EUA o valor do serviço costuma ser pago à parte. Dessa forma, ao pagar uma conta em dinheiro, você mesmo precisa calcular o valor da gorjeta, que deve ser entre 15% e 20% do valor da conta. Caso tenha apenas dinheiro em espécie, e não tiver trocado, você pode acabar ficando sem troco.
Ao utilizar cartão de crédito, é possível pagar o valor da gorjeta na própria maquininha, logo em seguida da conta. Algumas máquinas, inclusive, possuem um botão que o garçom clica e ela já calcula o valor dos 15% ou 20%, à sua escolha.
Mais seguro do que dinheiro
Caso você perca seu cartão pré-pago em dólar, é possível bloqueá-lo na hora, pelo aplicativo ou site utilizado, seja Nomad ou Wise.
No meu caso, utilizei apenas o cartão virtual, na “wallet” do celular. Se perdesse o aparelho, deveria acessar o site da Wise para efetuar o bloqueio.
Achei bem mais seguro do que se tivesse privilegiado dinheiro em espécie para minhas compras na Flórida.
Onde solicitar um cartão pré-pago em dólar
Na Flórida, acabei utilizando apenas o cartão da Nomad, que solicitei pelo site. Preferi ter apenas o cartão virtual, para usar via Apple Pay pelo Iphone, pois o cartão já foi gerado assim que finalizei o cadastro.
Depois, fiz também o Cartão Wise.
A vantagem do Wise é poder utilizar o mesmo cartão em moedas de outros países. A recarga é feita em real, via transferência bancária. Então a gente opta por converter o valor para as principais moedas do mundo, como dólar, euro e até mesmo peso argentino. Achei muito útil, pois dá pra usar tranquilamente nas próximas viagens, independente do destino.