Comidas típicas dos Estados Unidos: 11 pratos e doces tradicionais

A culinária dos Estados Unidos nasceu de uma conjunção de fatores e influências. Às tradições dos povos nativos, somaram-se pratos, temperos e modos de preparo levados por colonizadores ingleses e espanhóis, escravizados africanos e, mais tarde, por imigrantes, especialmente mexicanos e asiáticos.

Por isso, os pratos típicos dos Estados Unidos da América são tão diversos quanto os povos que habitam seu imenso território.

Na minha opinião, a comida brasileira é muito melhor, mas há quem goste destas receitas norte-americanas, algumas delas muito tradicionais no país.

Comidas típicas dos EUA: 10 melhores pratos

Com pratos principais, lanches e sobremesas comuns em todo o país, e também pratos regionais, característicos de determinados estados e região, confira a seguir quais são as melhores comidas típicas dos EUA.

1. Hambúrguer

Sabia que o hambúrguer foi inventado nos Estados Unidos? A história mais aceita é a de que ele foi criado no final do século 19, por imigrantes alemães da cidade de Hamburgo, o que explica o nome do prato.

O sanduíche, que consiste basicamente de duas fatias de pão e um bolo achatado de carne moída, logo caiu no gosto dos Norte-Americanos e se tornou um produto tipo exportação, sendo hoje um dos lanches mais consumidos no mundo.

2. Macarrão com queijo

O Mac’n Cheese, ou seja, macarrão com queijo, é uma das comidas típicas dos Estados Unidos mais consumidas em todo ao país. Da Califórnia a Nova Iorque, da Flórida a Washington, não há estadunidense que não conheça o prato.

O prato é simples como o seu nome indica. Na receita mais comum, é usado macarrão caracol e molho de queijo. O toque final fica por conta do queijo gratinado por cima.

3. Bolo de carne

Pode reparar nos filmes: o prato preferido de muito norte-americanos é o bolo de carne. O prato é feito à base de carne moída, preparada com cebola, salsinha, queijo, ovos e alho.

O meatloaf pode ser servido coberto por condimentos, como mostarda e ketchup, e também há versões mais elaboradas, com recheios diversos.

4. Frango frito

Vários países, como o próprio Brasil, têm o frango frito entre seus pratos mais consumidos. Mas nos Estados Unidos, ela é uma verdadeira paixão nacional.

Quando for a qualquer cidade nos EUA, repare na quantidade de lanchonetes especializadas em frango frito, conhecidos por serem altamente calóricos, geralmente vendidos em baldes, cobertos de molhos.

Apesar de ser conhecido como um dos principais pratos típicos dos EUA, o frango frito pode ter surgido em Roma ou na Grécia, como mostra o artigo As origens do frango frito, explicando como esse simples e clássica receita foi parar na América do Norte.

5. Sanduíche cubano

Miami e Tampa, cidades da Flórida, disputam a origem do sanduíche cubano. Mas de uma coisa ninguém duvida: ele foi criado por imigrantes cubanos e se popularizou na Flórida ainda na primeira metade do século 20.

O preparo do sanduíche cubano é simples: pão, que pode ser de forma, ciabatta ou baguete, recheado com presunto, pernil, queijo suíço, pepino em conserva, mostarda, manteiga e molho cubano, feito à base de limão, alho e coentro.

6. Waffle

O waffle é um prato de origem belga, que foi levado aos Estados Unidos no século XVII. Em território norte-americano, essa massa assada adocicada, assada com texturas quadriculares, passou a ganhar diferentes acompanhamentos.

A versão mais consumida nos EUA é o Chicken & Waffles, em que a massa vem servida com pedaços de frango frito picante, geralmente acompanhados de um molho doce.

Segundo artigo sobre a culinária norte-americana no blog buenasdicas.com, o Waffle é um dos pratos mais comuns no café da manhã nos Estados Unidos da América.

7. Torta de Maçã

Com origem na Inglaterra, a torta de maçã é a sobremesa mais conhecida entre os doces típicos dos Estados Unidos da América. O prato consiste em uma massa doce, recheada com maçãs e depois levada ao forno. Pode ser servida quente ou fria.

A torta de maçã é um prato tradicionalmente servido nas refeições do Dia de Ação de Graças, onde também são comuns o peru assado e o purê de batatas.

8. Churrasco norte-americano

Assim como no Brasil e na Argentina, o churrasco é mais do que um prato, e sim um verdadeiro evento social. Mas as semelhanças acabam por aí.

Afinal, nos Estados Unidos, eles costumam assar principalmente salsicha e hambúrguer, e depois ainda têm o hábito de cobrir as carnes com um molho agridoce defumado.

9. Pizza ao estilo Chicago

Aqui está uma das principais contribuições dos italianos à gastronomia dos Estados Unidos. Mas como em todos os outros pratos originados em outros países, os norte-americanos também mexeram bastante na pizza.

A mais conhecida pizza típica dos EUA é a pizza ao estilo Chicago, com origem na maior cidade do estado de Illinois, mas facilmente encontrada em lojas especializadas por todo o país. Ela é caracterizada por ser bastante espessa e com uma quantidade de molho de tomate e queijo muito acima da média.

Os nativos de Chicago são apaixonados por sua pizza que mais parece uma torta, como conta essa matéria no Uol, que ainda lista bons lugares para experimentar a iguaria em Chicago.

10. Cheesecake

Criada em New York em 1929, a cheesecake é um doce legitimamente norte-americano, e um das sobremesas mais consumidas no país. Essa torta de queijo, servida com calda de frutas vermelhas em sua melhor versão, pode ser encontrada praticamente em qualquer restaurante dos país.

Mas, se você quer provar uma cheesecake nos Estados Unidos, no lugar que nasceu dedicado a ela, vá a uma das centenas de unidades (são 336 lojas atualmente) da rede Cheesecake Factory.

11. Cachorro-quente

Seja nos estádios de baseball ou nas avenidas de New York, os nativos dos Estados Unidos não perdem a chance de comer um hot-dog.

Apesar de ter origem na cidade de Frankfurt, na Alemanha, o cachorro-quente é um lanche muito mais associado aos Estados Unidos, onde geralmente é servido com pão sovado, salsicha assada, mostarda e ketchup.


Agora que você já sabe quais são as melhores comidas típicas dos Estados Unidos, é hora de planejar as próximas etapas da sua viagem. Conte com as nossas dicas para organizar todos os seus dias na Flórida e outras cidades apaixonantes nos EUA.

Eita, leu tudo? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *